Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ação de Sensibilização sobre AVC promovida pela Equipa Multidisciplinar da Unidade de AVC da ULSAC reúne dezenas de participantes

A Equipa Multidisciplinar da Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) promoveu hoje, dia 4 de abril,  no NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, uma ação de sensibilização intitulada “Vamos conversar sobre o AVC e o Envelhecimento: prevenir, agir e reagir”. Este evento decorreu no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, a par com a campanha “Pare o AVC, junte-se a nós!”, da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

Mais de 70 pessoas, entre profissionais de saúde da ULSAC e participantes de diversas entidades como o grupo de Caminheiros de Évora, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Canaviais, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora e o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima participaram ativamente neste evento.

Com uma abordagem proativa, este evento abriu um espaço de apresentação de estratégias de prevenção, ações de intervenção e respostas ao envelhecimento ativo, destacando as medidas que podem prevenir o Acidente Vascular Cerebral, assim como os sinais de alerta que todos devem conhecer: falta de força num braço, dificuldade em falar e assimetria da face (boca ao lado)

Luísa Rebocho, diretora clínica da ULSAC realça que “a prevalência do AVC continua elevada : por hora, 3 portugueses são vítimas de um AVC; por ano, em cada 1000 habitantes, 2 sofrem um AVC e 41% dos sobreviventes de um AVC ficam dependentes. Uma parte da equipa esteve hoje presente para alertar para o risco de AVC, realçando a importância da prevenção e também da multidisciplinaridade necessária para cuidar de um doente com AVC. Ficámos muito satisfeitos com a sessão de hoje pela adesão dos vários utentes e pela sua participação ao longo da manhã. Foi uma sessão memorável e a equipa agradece”.

A ULSAC agradece ainda ao NERE- Núcleo Empresarial da Região de Évora por disponibilizar as suas instalações para esta iniciativa de grande relevância para a região, assim como a todos os envolvidos, cuja colaboração foi fundamental para o sucesso desta sessão.


Fonte ULSAC ​


​​​